• A chave detectora de subvelocidade deve ser montada em uma base rígida posicionada de forma a permitir que a roda da FL-870 fique em contato com a correia.
• A roda pode ficar em contato com a correia tanto no lado da carga quanto no lado de retorno, desde que a correia esteja bem esticada nestes pontos, garantindo que seu movimento faça com que a roda da FL-870 gire. (fig.1)
• A chave FL-870 possui uma unidade eletrônica conectada a um sensor magnético que faz o monitoramento do giro da roda. Não são necessários ajustes nas ligações do sensor.
• Os terminais 15-16-18 são os terminais do contato SPDT (NF:15-16; NA:15-18). Este contato sinalizará a falha, caso a velocidade da correia caia abaixo do valor indicado no painel.
• A alimentação está indicada no painel. A tensão correta (110 ou 220Vca) estará com uma marca sobre a placa. Esta tensão deve ser aplicada nos terminais a-b da unidade eletrônica.
• Para garantir o correto funcionamento da chave, sua alimentação deve ser feita em paralelo com a do motor do transportador. Utilizar contatores auxiliares ou transformadores para fazer a compatibilização das tensões, se for necessário.
• Ligue o equipamento (a chave deve ser energizada simultaneamente. Ver item 2). O LED verde do painel da chave deve acender.
• Quando o motor for ligado, transcorrerão de 6 a 8 segundos até que a chave passe a medir a velocidade. Este tempo é fixo e serve para que seja possível a aceleração do motor.
• Gire o botão para a esquerda e para a direita até posicioná-lo no ponto exato onde o LED vermelho pára de piscar. A velocidade aproximada da correia (em m/min +/- 20%) estará indicada no painel da chave. Ajuste o botão para o limite de velocidade abaixo do qual se deseja sinalizar.
• Sempre que for detectada velocidade da correia menor que a selecionada no painel (fig.2), o contato interno comutará e o LED vermelho no painel da unidade eletrônica acenderá. A cada volta da roda, a medição é zerada e o contado interno retorna à posição de espera. Se uma correia estiver girando devagar, o led piscará a cada volta da roda.
• Verificar mensalmente se há acúmulo de material sobre a chave. Remover todo o material acumulado, especialmente se este estiver sobre o eixo ou sobre a roda. Se o material for muito abrasivo ou muito pegajoso, inspecionar semanalmente.
• Verificar mensalmente o estado da roda. Se estiver danificada, deve ser trocada. Normalmente o desgaste deve ser uniforme. O desgaste irregular ocorre quando a roda não está com bom contato com a correia. Neste caso, deve-se aumentar a pressão da mola para aumentar a força de contato roda-correia, deslocando o suporte articulado no sentido de aproximar a roda da correia.
• Semestralmente deve-se abrir a chave e revisar o aperto dos terminais elétricos, limpando eventuais oxidações.
• As peças sobressalentes são fornecidas pela ELMEC. Para fazer a substituição, recomenda-se que a chave seja levada a uma oficina apropriada. Opcionalmente, a chave pode ser enviada à ELMEC para manutenção.