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Sistema de Gestão da Qualidade

Chave de emergência à prova de explosão

Utilizada para paradas de emergência em correias transportadoras, com detecção de cabo frouxo.
Acionamento bilateral através de cabo de aço e rearme manual.
Fornecida em robusta carcaça de ferro fundido nodular, ideal para serviço pesado em ambientes potencialmente explosivos das zonas zonas 1,2,21,22 , com marcação:
Ex db IIB T6 Gb IP-66/67
Ex tb IIIC T85°C Db IP-66/67

Instruções Gerais:

1 - Descrição do produto FL-518 RT Ex XM

(Incluído kit de instalação com 2 molas tracionadoras de aço inox, 2 esticadores e 4 ganchos conectores p/fixação do cabo de aço)
Chave de emergência acionada por cabo de aço com detecção de cabo frouxo/rompido, para ambientes potencialmente explosivos.
Proteção por invólucro para Grupos IIB e IIIC. Não use em ambientes diferentes dos grupos para os quais a chave foi certificada.
Alavanca de acionamentoEm duas direções
RearmeManual
Carcaça e tampaFerro fundido nodular GGG-50 (DIN EN 1563 EN-GJS-500-07)
Grau de proteçãoIP-66/67 (NBR IEC 60529)
Conexão elétrica1/2" NPT
Parafusos / roscas da tampaAço inoxidável AISI-304, imperdíveis / helicoil
Acessórios incluídosKit de montagem rápida XCAE-518GD; 2 tracionadores XTRAC-518
Contatos de ação positiva
(cada bloco de contato)
1NA+2NF 3A/120Vca (AC15) 3A/24Vcc (DC13)
Ação rápida 1,5A/250Vca (AC15) 0,55A/120Vcc (DC13)
PinturaBanho de estanho e pintura eletrostática em poliéster
Cor de acabamentoAmarelo Munsell 5Y8/12
Peso8,2 kg
Opcionais/XAFornecido com kit de montagem convencional XCAE-500RR
/WAsem acessórios de fixação do cabo e c/2 tracionadores XTRAC-518RT
/WA/WMSomente a chave, sem nenhum acessório de instalação
/C3Contatos 2NA+4NF (max. 6A x 230V)
/CDSCom rede industrial Dupline® SAFE
/22 blocos de contato. Independentes para cada direção
/iCom mecanismos internos em aço inox
/F3Com conexão elétrica 3/4" NPT
/PCom prensa cabo Ex (certificado à parte)
(especificar)Pintura sintética em qualquer cor

2 - Instalação da FL-518 RT Ex XM - precauções de segurança

A montagem deve ser feita sempre com a energia desligada.
A instalação deste produto deve ser sempre realizada por técnicos habilitados e com experiência em segurança em ambientes onde exista atmosfera potencialmente explosiva, usando ferramentas apropriadas para realizar a operação de acordo com as normas prescritas para trabalhos em áreas de segurança (por exemplo, equipamentos certificados para uso em áreas Ex).
Deve-se tomar especial cuidado com as superfícies usinadas entre a carcaça e a tampa (ver item 3 deste manual). Estas superfícies não podem ser riscadas, amassadas nem danificadas de nenhuma forma. Se estas superfícies estiverem danificadas ou oxidadas, as chaves devem ser substituídas.
Por questões de segurança, não é permitido ao usuário ou terceiro reparar este produto. Reparos somente podem ser executados pelo fabricante.
As conexões elétricas podem ser feitas via cabos ou condutores dentro de eletrodutos. Se forem usados eletrodutos, estes devem ser instalados segundo as normas para áreas classificadas. A entrada de cabo e a conexão com eletrodutos têm que ser feita sem que se altere qualquer característica da chave. A conexão de aterramento da chave é obrigatória.
Quando a entrada do cabo for feita através de um prensa-cabo, este deve ter o tipo e grau de proteção compatíveis com os da chave e com dimensões compatíveis com o cabo.
O prensa cabo tem que ser apertado até que se garanta 5 fios de acoplamento com a rosca da carcaça e, no cabo elétrico, deve ser apertado até que os anéis de vedação garantam a pressão necessária para vedação e grau de proteção.
Verificar os detalhes do aperto no manual do fabricante do prensa cabo.

3 - Fechamento da tampa da FL-518 RT Ex XM - precauções de segurança

Ao abrir a tampa, deve-se tomar cuidado para proteger a superfície de contato com a carcaça. Não coloque a tampa no chão ou em superfícies que possam danificar a face de contato com a carcaça. Coloque sempre a tampa com a face usinada para cima. Não coloque qualquer objeto sobre a tampa.
Se as superfícies entre a carcaça e a tampa estiverem danificadas ou oxidadas, as chaves não devem ser liberadas para operação.
A proteção à prova de explosão desta chave depende dos seguintes cuidados antes de se colocar a tampa:
• Limpeza cuidadosa e meticulosa para que se tenha certeza de não há qualquer detrito nas faces de contato entre a carcaça e a tampa.
• Verificar se anel o-ring está bem fixado em sua sede na carcaça, sem ondulações ou rupturas.
• A chave é fornecida com graxa aplicada nas faces entre a tampa e carcaça, para proteção contra a corrosão. Antes de fechar a tampa, deve-se repor esta proteção, aplicando uma fina camada de graxa sintética ou semi-sintética, que resista a uma temperatura mínima de 135°C, não endureça com o tempo, não contenha solvente que evapore e que não cause corrosão na superfície. Aplicar uma camada bem fina, apenas o suficiente para cobrir as faces, impedindo o contato direto do metal com o ar.
• Após fechar a tampa e apertar os parafusos (torque de aperto 6,5 ± 1 N.m), verificar o espaço entre as superfícies da tampa e da carcaça, que deve ser menor que 0,05mm.
• Parafusos sobressalentes da tampa devem ser fornecidos pela Elmec. Em caso de necessidade urgente de substituição provisória, os parafusos devem ser de aço inoxidável, Classe A*-70 com resistência mínima de 700 MPa.

4 - Inspeções e manutenção em chaves destinadas a ambientes potencialmente
explosivos ( Ex )

As chaves FL-518 RT Ex/XM são produtos robustos e requerem pouca manutenção. Inspeções ou manutenções internas devem ser feitas com a energia desligada.
Mensalmente, (ou mais frequentemente, a critério do departamento de manutenção do usuário), deve-se fazer :
• Verificação da fixação do cabo de aço nas alças da chave. O cabo deve estar esticado, sem acionar o mecanismo da chave de emergência.
• Verificação do estado do cabo de aço. Cabos com cobertura rasgada ou ausente devem ser substituídos.
• Verificação do aperto do cabo nos elementos de fixação (ganchos, esticadores, clipes, etc.). Os elementos de fixação do cabo devem estar em boas condições e com os parafusos e porcas bem apertados para que o cabo não se solte quando a chave de emergência for acionada.
• Verificar se os tracionadores estão limpos e desimpedidos e se o eixo (ou mola) se desloca livremente quando o cabo é puxado.
Semestralmente, (ou mais frequentemente, a critério do departamento de manutenção do usuário). A chave deve ser aberta para inspecionar:
• Estado da vedação: Verifique se há sinais de entrada de pó ou água no interior da chave. Se for identificada a entrada destes materiais, a chave deve ser imediatamente retirada para receber reparos em sua vedação.
• Inspeção visual do contato elétrico que deve estar íntegro e sem oxidações. Qualquer dano visível no bloco de contato requer sua substituição imediata.
• Verificar o funcionamento dos contatos. Mover a alavanca de acionamento até a comutação dos contatos. Confirmar a comutação com um medidor de continuidade.
• Ao fechar a tampa da chave, seguir rigorosamente os passos do item 3, acima.

5 - Montagem

A chave FL-518RT Ex/XM pode ser conectada a 2 lances de até 60 m de cabo, cobrindo um comprimento de até 120 m. O cabo de aço bitola 1/8″, plastificado na cor vermelha, deve ter suportes (fig.1) a cada 2 a 3 metros em toda extensão do transportador. Para garantir o esticamento do cabo e permitir a detecção de cabo frouxo/rompido, molas tracionadoras devem ser colocadas nas extremidades conforme mostrado nas figuras 2/3.
5.1 Montagem rápida FL-518RT Ex/XM (Fig.2):
O kit de montagem rápida XCAE-518GD fornecido com a chave FL-518RT Ex/XM (A) é composto por 4 ganchos XGR518 (B) e 2 esticadores XEst-E8G (C) com tratamento geomet e podem, opcionalmente, ser fornecidos em aço inoxidável (Kit XCAE-518GD/i). Dois kits XTRAC-518XM com uma mola tracionadora (E), 2 mosquetões (F) e um parafuso ohal (G) acompanham o produto e devem ser fixados nas extremidades do transportador.
Fig 1 - Suporte para cabo de aço
Fig 2 - Instalação com componentes de montagem rápida
Dc: comprimento máximo de cada lance de cabo de aço (60 metros para cada lado, totalizando no máximo 120 metros);
Dv: distância do olhal da mola tracionadora (E) até o primeiro suporte de cabo;
Ds: distância entre suportes de cabo (D) ;
Dn: distância entre o olhal da chave (A) e o primeiro suporte de cabo
5.2 Montagem convencional FL-518RT Ex/XA/XM (Fig.3):
O kit de montagem convencional XCAE-500 RR é composto por 16 clipes XClips (B), 8 sapatilhas XSapatilhas (C), 2 esticadores XEst516 (D) galvanizados e podem, opcionalmente, ser fornecidos em aço inoxidável (Kit XCAE-500RR/i). Dois kits XTRAC-518XM com uma mola tracionadora (F), 2 mosquetões (G) e um parafuso ohal (H) acompanham o produto e devem ser fixados nas extremidades do transportador.
Fig 3 - Instalação com componentes convencionais e tracionadores
Dc: comprimento máximo de cada lance de cabo de aço (60 metros para cada lado, totalizando 120 metros máx);
Dv: distância mínima entre a sobra de cabo após a laçada (fig. 4) no olhal até o primeiro suporte de cabo;
Ds: distância entre suportes de cabo (E);
Dn: distância entre o olhal da chave (A) e o primeiro suporte de cabo.
5.3 Instalação e tensionamento do cabo de aço:
5.3.1 Fixar a chave de emergência FL-518RT Ex/XM no ponto médio da distância a ser coberta pelo cabo de aço em uma base fixa e rígida.
5.3.2 Fixar as molas tracionadoras nas extremidades do transportador. Um dos mosquetões da mola deve ser fixado no parafuso olhal fornecido junto com a chave ou em outro ponto fixo do transportador conforme fig.2 ou fig.3.
5.3.3 Abrir os esticadores, girando o corpo central e mantendo fixas as alças (fig.5). Esta abertura permitirá o ajuste fino de tensão no cabo.
5.3.4 instalar o cabo de aço nas molas, esticadores e na alavanca da chave, prendendo nos ganchos (fig. 6) ou passando pelas sapatilhas e fechando a laçada com 2 clipes (fig. 4). Cortar os excessos de cabo. Travar os mosquetões atarraxando sua porca de segurança até o final.
Fig 4 - Laçada do cabo de aço
Fig 5 - Ajuste do esticador
Fig 6 - Fixação do cabo no gancho
5.3.5 O ajuste do esticamento deve ser feito em duas etapas (ver fig. 7). Trave a alavanca de acionamento à direita (Fig. 7 A) e ajuste o comprimento do cabo no gancho (fig. 6) ou na laçada de cabo (fig. 4) que fica preso na alavanca de acionamento da chave. Com a chave na posição acionada, deve-se esticar o cabo de aço até que o comprimento do corpo da mola fique em 150 mm (+/-10 mm). Se necessário, corte um pedaço do cabo de aço e insira-o novamente no gancho (ou clipes), apertando seu parafuso firmemente, procurando manter o esticamento da mola. Repita o processo com a alavanca travada à esquerda (Fig. 7 B) ajustando o outro lado do cabo de aço. Destrave a chave puxando para cima a alavanca de rearme (fig. 10). A alavanca de acionamento da chave deve voltar aproximadamente à vertical.
5.3.6 O ajuste fino da posição da alavanca deve ser realizado através dos esticadores. Girando-os no sentido horário/anti-horário, estica-se/afrouxa-se o cabo de aço. Deve- se ajustar os esticadores do cabo até que a alavanca fique na vertical. Inclinações de até 5° em relação à vertical para qualquer lado são aceitáveis e não interferem no funcionamento da chave.
5.3.7 Aperte as contra-porcas dos esticadores para que não percam o ajuste. A instalação mecânica está completa.

VERIFICAÇÕES: A instalação estará correta se:
– Os cabos de aço estão esticados e podem correr livremente nos suportes.
– A alavanca de acionamento da chave está visualmente na posição vertical.
– As molas tracionadoras estão pré tensionadas
– Todas as porcas dos ganchos (ou clipes) estão firmemente apertadas.
– Todas as porcas e contra porcas dos esticadores estão firmemente apertadas.
– Todos os mosquetões estão travados e com sua porca recartilhada rosqueada até o fim.
– Puxando o cabo de aço, a alavanca da chave de emergência é deslocada até travar. Isso deve ser possível em qualquer ponto do cabo.
– Quando destrava-se a chave, puxando-se para cima a alavanca de rearme (fig. 10), a alavanca de acionamento retorna aproximadamente à posição vertical.
O fato da alavanca de acionamento não retornar exatamente à posição vertical é normal e não interfere no funcionamento da chave de emergência.

Fig 7 – ajuste do tracionador
Situação de emergência é quando há uma situação real ou potencial de lesões a pessoas ou dano ao equipamento. As comissões de segurança das empresas devem treinar aqueles que têm acesso aos locais onde exista risco para que eles saibam identificar quais são estas situações e que providências devem ser tomadas.
• A decisão de acionar a chave de emergência não deve pressupor qualquer consideração do operador.
• Quando se detectar uma situação de emergência, o operador no local, com uma única ação, deverá puxar o cabo em qualquer direção (Fig. 8). A alavanca de acionamento da chave de emergência será deslocada, girando e travando na posição mostrada na Fig. 9. Quando a alavanca de acionamento está travada, os contatos internos estão comutados.
Fig 8 - Acionamento da emergência
Fig 9 - Chave travada na emergência
Fig 10 - Cancelar emergência
• Uma vez eliminada a situação de emergência, o operador deve se dirigir à chave que comandou a parada de emergência e puxar a alavanca de rearme azul (fig. 10) para liberar a trava (para facilitar o rearme, alivie a força exercida pelo cabo deslocando levemente a alavanca de acionamento). De acordo com as normas de segurança, o rearme tem que ser feito manualmente, de forma deliberada, no local onde foi sinalizada a emergência.
• A chave na posição de emergência bloqueia a partida do transportador. O rearme da chave libera o religamento do transportador mas não pode comandar sua partida. Deve existir um procedimento adequado de partida do transportador para garantir a segurança. Os operadores que trabalham próximos ao equipamento devem possuir treinamento adequado sobre os procedimentos de emergência e partida. Este treinamento é de responsabilidade da empresa proprietária do transportador.

6 - Detecção de cabo frouxo ou cabo rompido

• Na ocorrência de ruptura ou afrouxamento do cabo de aço, a mola tracionadora puxará o cabo no sentido oposto do local onde ocorreu o afrouxamento ou ruptura, sinalizando emergência e forçando a parada do equipamento. Será necessária a instalação do cabo de aço conforme descrito no item 5.3 deste Formulário.
Este produto, quando instalado de acordo com este manual, está de acordo com as normas, NBR ISO 13850 e NBR IEC 60947-5-5, NBR13742, NBR14153, NBR14154

Dimensões:

Diagrama Elétrico​:

1NA+2NF

Acessórios:

XCABO-V
EspecificaçõesCabo de aço para acionamento de chave de parada de emergência, com alma de aço galvanizado de 1/8",
plastificado na cor vermelha, com diâmetro final de 3/16"
Peso0,05kg
ObservaçõesCabo em PVC
Opcionais/i: alma de aço inoxidável AISI 316



XEST-E8G
EspecificaçõesEsticador em aço com tratamento anticorrosivo geomet; Parafusos em aço inox AISI 304.
Peso0,2kg
Opcionais/i: em aço inox AISI 304



XGR-518
EspecificaçõesGancho de cabo de aço para montagem rápida, em aço SAE 1020 com tratamento anticorrosivo geomet.
Parafusos em aço inox AISI 304.
Peso0,1kg
Opcionais/i: em aço inox AISI 304



XCAE-518GD
EspecificaçõesKit para fixação rápida de cabo de aço em chave de emergencia dupla, composto de 2 esticadores com
tratamento anticorrosivo geomet, modelo XEST-E8G 4 ganchos com tratamento anticorrosivo geomet,
modelo XGR-518 Parafusos em aço inox AISI 304
Peso0,8kg
ObservaçõesPara chaves FL-518 RT e FA-518 RT
Opcionais/i: componentes em aço inox AISI 304



XCAE-500 RR
EspecificaçõesKit de acessórios de instalação de chave detectora de cabo rompido, composto de 2 esticadores 5/16", 8
sapatilhas 3/16" e 16 clips 3/16"; todos galvanizados
Peso0,6kg
ObservaçõesPara utilização nas chaves FL-512 RR e FL_FA-518 RT/XA; FL_FA 518 RT/XA/XM
Opcionais/i: em aço inoxidável (esticador será M8)
/XC50: 50 metros de cabo de aço; XCABO-V
/XS16: 16 suportes do cabo de aço; XSUPORTE



XTRAC-518 XM
Especificações kit de mola tracionadora em aço inox aisi 302,
com dois mosquetões de segurança 5 x 50 com trava roscada em aço galvanizado e um parafuso olhal M8 x 64 de aço carbono com geomet, com porcas e arruelas de aço inoxidável.olhal M8 com porca e arruela de pressão.
Peso0,25kg
ObservaçõesSubstitui o tracionador. Devem ser usados 2 kits para cada chave FA_FL-518 RT/XM ou FA_FL-518 RT/XA/XM



[table “205” not found /]
XSUPORTE/F40/38/12
EspecificaçõesSuporte espiral em aço carbonono zincado, com sextavado externo de 1/2" e rosca fêmea
3/8" x 16 UNC, comprimento total 120 mm (85mm de corpo + 35mm de olhal).
Pintura final amerelo eletrostática.
Peso0,1kg
ObservaçõesDeve ser utilizado a cada 3 metros do cabo de aço
/F40/10/12: "corpo de aço carbono zincado, com sextavado externo de 1/2"" e rosca fêmea
M10 x 1,5 mm, com pintura eletrostática amarela"
/F40/12/14: "corpo de aço carbono zincado, com sextavado externo de 9/16"" e rosca fêmea
M12 x 1,75 mm, com pintura eletrostática amarela"
/F40/8/12: "corpo de aço carbono zincado, com sextavado externo de 1/2"" e rosca fêmea
M8 x 1,25 mm, com pintura eletrostática amarela"



XSUPORTE
EspecificaçõesSuporte espiral em aço carbono, diâmetro de 1/4" , pintura final em wash primer cinza comprimento
total 120 mm (80mm de corpo + 40mm de olhal)
Peso0,08kg
ObservaçõesDeve ser utilizado a cada 3 metros do cabo de aço
Opcionais/625: fundo com revestimento geomet, com rosca M6 x 25 e 1 par de porcas / arruelas de pressão
/625/L2: 110 mm de corpo, fundo com revestimento geomet, com rosca M6 x 25 e 1 par de
porcas / arruelas de pressão
/630: fundo com revestimento geomet, com rosca M6 x 30 e 1 par de porcas / arruelas de pressão
/630/L1: 55 mm de corpo de aço carbono com revestimento em geomet, com rosca M6 x 30 e 1
par de porcas / arruelas de pressão
/i: de aço inoxidável



Sobressalentes:

X-JUT-S18Ex
EspecificaçõesJunta de vedação, tipo anel o´ring de silicone, diâmetro 2,62 mm
Peso0,03kg
Observaçõesserve para as chaves da série 18



XMIC-3SE5
EspecificaçõesMicrorruptor de ação rápida com contatos 1NA + 2NF, capacidade: 3 A / 120 Vca ; 1,5 A / 240 Vca (AC-15),
3 A / 24 Vcc, 0,55 A / 125 Vcc, 0,27 A / 250 Vcc (DC-13), terminais com parafuso para conexão elétrica máxima
de 2 x 2,5 mm²/fio e 2 x 1,5 mm²/cabo. Incluído 2 parafusos de fixação fenda/philips M4 x 12 inox.
Peso0,04kg



XPMC-LG1
EspecificaçõesPlaca de montagem de aço inox com alavanca de acionamento para um microrruptor.
Incluido placa inox para fixar o bloco de contato com 1 parafuso philips
e 2 parafusos inox sextavados M4x10 para fixação da placa na chave.
Peso0,12 kg
ObservaçoesPode ser usado nas chaves de emergência de alavanca séries 518 R, 518 RT, 518 R Ex, 518 RT Ex.



XMOL-518 RT/XA/XM
EspecificaçõesMola tracionadora em aço inox aisi 302 para chave FL-518 RT/XA/XM
Peso
ObservaçõesSubstitui o tracionador. Devem ser usadas duas molas para cada chave FL-518 RT/XA/XM



[table “266” not found /]
XBRA-518
EspecificaçõesAlavanca de acionamento para chave de emergência
Fl-518
, composta de alavanca de aço com pino trava
de aço inoxidável e olhal de aço fundido bicromatizado para
fixação do cabo de aço, pintura final amarelo eletrostática.
Peso0,25kg
ObservaçõesPode ser usado na chave FA-518



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FL-518RT Ex – Chave de emergência à prova de explosão
DE-0069-AWA-R3

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