©2021 Elmec - Desde 1973.
Segunda a Sexta

8h às 18h

+55 31 3421-4899

contato@elmec.com.br

Avenida Perimetral, 2717

Distrito Industrial Vale do Jatobá

Sistema de Gestão da Qualidade

Chave de emergência com sinalização de cabo rompido

Aplicação: Utilizada para parada de emergência em correias transportadoras, com detecção de cabo frouxo.
Acionamento bilateral através de cabo de aço e rearme manual.
Fornecida em robusta carcaça de alumínio fundido, ideal para serviço pesado em ambientes potencialmente explosivos das zonas zonas 21 e 22 , com marcação: Ex tb IIIC T85°C Db IP-66/67
Classificação do invólucro à prova de explosão
Ex tb IIIC T85°C Db: Aplicações não subterrâneas do grupo IIIC (poeiras condutoras), temperatura de superfície 85° C, nível de proteção (EPL) “alto” (produto não é fonte de ignição em operação normal ou em mau funcionamentos previstos).
Incluído acessórios de instalação composto de 2 kits XTRAC-518XM com uma mola tracionadora de aço inox, 2 mosquetões de segurança e um parafuso olhal, mais um Kit XCAE-518GD com 2 esticadores e 4 ganchos conectores para fixação fácil e rápida do cabo de aço.

Incluído kit de instalação composto de 2 tracionadores c/molas de aço inoxidável, 2 esticadores e 4 ganchos conectores para fixação fácil e rápida do cabo de aço.

Especificações:

EspecificaçõesFL-518 RT EXP/XMFA-518 RT EXP/XM
Operação
Alavanca de acionamentoBidirecional : sinalização de cabo de emergência
RearmeManual através de alavanca de rearme
Materiais
CarcaçaFerro fundido, roscas de fixação da tampa com helicoil de aço inoxidável AISI 304Alumínio fundido, roscas de fixação da tampa com helicoil de aço inoxidável AISI 304
Grau de proteçãoIP-66/67
Parafusos da tampaImperdíveis de aço inoxidável AISI 316, philips/sextavado (ch. 8 mm)
Mancais e buchasBronze
MecanismoAço carbono, bicromatizado
Alavanca de rearmeAço inoxidável AISI-304
com pintura eletrostática na cor azul
PinturaPoliéster, eletrostática
Cor de acabamentoAmarelo segurança Munsell 5Y8/12
Placa de indentificaçãoAço inoxidável
Peso5,2 kg3,2 kg
Contatos elétricos
Acionamento dos contatosSimultâneo / ação positiva
Quantidade / tipo1NA+2NF / ação rápida
Capacidade: Corrente / Tensão3 A/120 VCA (AC-15); 1,5 A/250 Vca (AC-15),
3 A/24 Vcc (DC-13); Imax = 6A; Vmax = 400V
Conexão elétrica1 x ½" rosca NPT
OpcionaisAdicionar ao código
Sem acessórios de fixação do cabo e c/2 tracionadores XTRAC-518RT/WAPara obter o código do produto, adicione o(s) código(s) do(s) opcional(is) sequencialmente, após o código do produto padrão.
Exemplo: FA-518 RT EXP/XM/C3/P
(chave com contatos 2NA+4NF e fornecida com prensa cabos)
Somente a chave, sem nenhum acessório de instalação/WA/WM
Contatos 2NA+4NF (max. 6A x 230V)/C3
Com módulo GS75102101 de rede digital Dupline Safe ®
imax = 1A; Vmax = 250V; Pmax = 50VA
/CDS
Mecanismos internos em aço inoxidável AISI 304/I
Com LED bicolor para sinalização de chave ligada (verde) e acionada (vermelho piscante)/LED
Fornecer com prensa cabo para cabos Ø 7 a 11mm/P
Atende NBR 14.153, NBR 14.118, NBR 13.742, NBR 13.862, NBR ISO 13850, NBR IEC 60947-5-5, 60079-0 e 60079-31

Instalação da FA-518 RT EXP/XM - precauções de segurança:

A montagem deve ser feita sempre com a energia desligada. A instalação deste produto deve ser sempre realizada por técnicos habilitados e com experiência em segurança em ambientes onde exista atmosfera potencialmente explosiva, usando ferramentas apropriadas para realizar a operação de acordo com as normas prescritas para trabalhos em áreas de segurança (por exemplo, equipamentos certificados para uso em áreas Ex).
As conexões elétricas podem ser feitas via cabos ou condutores dentro de eletrodutos. Se forem usados eletrodutos, estes devem ser instalados segundo as normas para áreas classificadas. A entrada de cabo e a conexão com eletrodutos têm que ser feita sem que se altere qualquer característica da chave. A chave possui um terminal interno identificado para aterramento, que deve obrigatoriamente ser conectado ao terra do equipamento.
Quando a entrada do cabo for feita através de um prensa-cabo, este deve ter marcação Ex e grau de proteção compatíveis com os da chave e com dimensões compatíveis com o cabo. O prensa cabo tem que ser apertado até que se garanta no mínimo 3 ½ fios de acoplamento com a rosca da carcaça e, no cabo elétrico, deve ser apertado até que os anéis de vedação garantam a pressão necessária para vedação e grau de proteção. Verificar os detalhes do aperto no manual do fabricante do prensa cabo.
Ao fechar a tampa, limpar a superfície de contato com a carcaça e apertar os parafusos com torque de 2,5 ± 0,25 N.m. Não pode haver qualquer obstáculo impedindo a remoção da tampa ou o aperto dos seus parafusos. Para garantir a proteção IP-66/67, não é necessário aplicar silicone ou qualquer outro selante na tampa ou nos parafusos da chave
A Elmec não poderá ser responsabilizada por acidentes, danos ou falhas operacionais decorrentes de erros de montagem ou devido ao desconhecimento e/ou não observância do conteúdo destas instruções, nem por danos decorrentes da utilização de peças de reposição ou acessórios não fornecidos ou não autorizados pela Elmec. Por questões de segurança, não é permitido ao usuário ou terceiro reparar este produto. Reparos somente podem ser executados pelo fabricante. Não é permitida qualquer modificação do produto pelo usuário.

Instruções Gerais:

1 - Montagem das chaves :

• As chaves de emergência FA-518 RT EXP/XM devem ser usadas nos lados da correia onde houver possibilidade de trânsito de pessoas. Devem ser instaladas de forma a permitir o livre acesso a toda a extensão do cabo de aço acionador.
• Cada chave deve estar ligada obrigatoriamente a 2 molas tracionadoras, que ficam nos extremos do cabo de aço.
• Para facilitar o ajuste final do esticamento do cabo de aço e alinhamento vertical da alavanca, deve-se colocar um esticador de cabo de aço de cada lado, próximo da chave.
• O cabo de aço recomendado é o de 1/8″ plastificado na cor vermelha para facilitar sua visualização.
• O cabo de aço pode ter comprimento de até 75 metros para cada lado, perfazendo um total máximo de 150 metros para cada chave. Em transportadores inclinados pode ser necessário reduzir o comprimento do cabo de aço. Não devem ser usados cabos menores que 5 metros.
• A chave deve ser montada preferencialmente em uma base usinada, podendo, alternativamente, ser utilizada uma chapa fina (1/4″) como base.
• Devem ser providenciados suportes para sustentar os cabos de aço. Deve haver um suporte de 3 a 4 metros de cada lado da alavanca da chave (primeiro suporte). Os suportes intermediários devem ficar espaçados de 2 a 3 metros uns dos outros.
• Os suportes devem ser colocados de forma a permitir o livre acesso à toda a extensão dos cabos. O cabo deverá correr livremente em seus suportes e estar esticado até que a alavanca de acionamento fique perpendicular à carcaça da chave.
Fig 1 - Montagem das chaves
Fig 2 - Abrir esticador
Fig 3 - Laçada do cabo de aço
Fig 4 - Marcas nos tracionadores
Fig 5 - Ajuste do ponto de operação

2 - Instalação mecânica :

2.1 Fixar os parafusos olhais, os suportes de cabos e a chave de emergência na estrutura do transportador conforme fig. 1.
2.2 Abrir os esticadores (fig. 2), girando o corpo central e mantendo fixas as alças. Esta abertura permitirá o ajuste fino de tensão no cabo.
2.3 Cortar o cabo de aço na medida desejada e prendê-lo nos ganchos (fig. 3) e no esticador, inserindo-o no orifício e apertando firmemente seu parafuso. Engatar os ganchos no olhal da chave e no mosquetão da mola, conforme mostrado na fig.4. Engatar o outro mosquetão da mola no parafuso olhal (ponto fixo). Travar o mosquetão rosqueando sua porca recartilhada (fig.5) até o final.
2.4 O ajuste da tensão das molas tracionadoras deve ser feito da seguinte forma: Para ajustar a mola da esquerda, mova manualmente a alavanca para a direita até travar, conforme mostrado na fig.6A. Com a chave na posição acionada, deve-se esticar o cabo de aço até que o comprimento do corpo da mola fique em 150 mm (+/-10 mm) como mostrado na fig.5. Se necessário, corte um pedaço do cabo de aço e insira-o novamente no gancho, apertando seu parafuso firmemente, procurando manter o esticamento da mola.
2.5 Destravar a chave de emergência (puxando a alavanca de rearme azul) e colocar a alavanca na posição da fig. 6B. Repetir o processo 2.4 para ajustar a tensão do cabo de aço na outra mola.
2.6 Destravar a chave. Neste momento, a alavanca deve ficar aproximadamente na posição vertical (fig. 1). Para fazer o ajuste fino de posição da alavanca, feche um dos esticadores, girando o seu corpo até que a alavanca da chave fique na posição vertical. Se necessário, ajuste o outro esticador.
2.7 Aperte as contra-porcas dos esticadores. A instalação mecânica está completa.

3 - Conexões elétricas :

• As tubulações devem ser montadas de modo a não introduzir tensões na carcaça. Preferencialmente devem ser usadas ligações flexíveis. Em atmosferas muito poluídas, é aconselhável o uso de um selo junto à chave.
• Os condutores devem ter uma seção de cobre máxima de 2×1,5 mm² (cabo com terminal).
• A chave deve operar no circuito de controle do transportador. Não deve religar o motor do equipamento, apenas liberar sua ligação.

4 - Operação :

• Quando se detectar uma situação de emergência, o operador no local deverá puxar o cabo em qualquer direção.
• A alavanca da chave de emergência será deslocada, girando 25º e travando nessa posição.
• Uma vez eliminada a situação de emergência, o operador deve se dirigir à chave que comandou a parada de emergência e mover a alavanca de rearme azul para cima até liberar a trava.
• Na ocorrência de ruptura ou afrouxamento do cabo de aço, as molas tracionadoras automaticamente puxarão o cabo no sentido oposto do local onde ocorreu o afrouxamento ou ruptura, sinalizando emergência e forçando a parada do equipamento. Será necessário que seja feita a recolocação do cabo de aço, conforme instruções do item 2.

5 - Manutenção :

• As atividades de inspeção, manutenção, reparo, revisão e recuperação dos equipamentos são de responsabilidade dos usuários e devem ser executadas de acordo com os requisitos das normas técnicas vigentes e com as recomendações do fabricante.
• As chaves são lubrificadas com graxa tipo Tecno Grease MP MO e estão em condições de operar em regime normal por vários anos. Ocasionalmente deverão ser levadas à oficina para limpeza e lubrificação.
• As peças sobressalentes são fornecidas pela ELMEC. Para fazer a substituição, recomenda-se que a chave seja levada a uma oficina apropriada. Opcionalmente, a chave pode ser enviada à ELMEC para manutenção.

Dimensões:

Diagrama Elétrico​:

Adicione aqui o texto do seu título
Adicione aqui o texto do seu título
Adicione aqui o texto do seu título

Acessórios:

XPCABO-2EXP
EspecificaçõesPrensa cabos para rosca de 3/4" para ser usado em área classificada à prova de explosão
(pó, Zonas - 21,22, marcação II 2 G Ex db IIC Gb Ex eb IIC Gb II 1 D Ex ta IIIC Da),
grau de proteção IP66/IP67/IP68. Temperatura de operação NBR -20 °C a +90 °C.
Peso0,1kg



XLED-2
EspecificaçõesLed bicolor p/sinalização de chave ligada (verde) e acionada
(vermelho piscante)
, corpo de latão niquelado com 32 mm,
grau de proteção IP-66/67, diâmetro da lente 29 mm; fixação por rosca
M30 x 1,5 mm. Fornecido com cabo elétrico de 4 condutores com 200 mm
de comprimento. Alimentação 15 a 25 Vca/Vcc ou 90 a 250 Vca.
Proteções elétricas contra inversão de polaridade (Vcc) ou picos de
tensão (400Vca @ 1 ms)
Peso0,1kg
Observações/i: Corpo em aço inox AISI-304



XCABO-V
EspecificaçõesCabo de aço para acionamento de chave de parada de emergência, com alma de aço galvanizado de 1/8",
plastificado na cor vermelha, com diâmetro final de 3/16"
Peso0,05kg
ObservaçõesCabo em PVC
Opcionais/i: alma de aço inoxidável AISI 316



XCAE-518GD
EspecificaçõesKit para fixação rápida de cabo de aço em chave de emergencia dupla, composto de 2 esticadores com
tratamento anticorrosivo geomet, modelo XEST-E8G 4 ganchos com tratamento anticorrosivo geomet,
modelo XGR-518 Parafusos em aço inox AISI 304
Peso0,8kg
ObservaçõesPara chaves FL-518 RT e FA-518 RT
Opcionais/i: componentes em aço inox AISI 304



XEST-E8G
EspecificaçõesEsticador em aço com tratamento anticorrosivo geomet; Parafusos em aço inox AISI 304.
Peso0,2kg
Opcionais/i: em aço inox AISI 304



XGR-518
EspecificaçõesGancho de cabo de aço para montagem rápida, em aço SAE 1020 com tratamento anticorrosivo geomet.
Parafusos em aço inox AISI 304.
Peso0,1kg
Opcionais/i: em aço inox AISI 304



[table “205” not found /]
XSUPORTE/F40/38/12
EspecificaçõesSuporte espiral em aço carbonono zincado, com sextavado externo de 1/2" e rosca fêmea
3/8" x 16 UNC, comprimento total 120 mm (85mm de corpo + 35mm de olhal).
Pintura final amerelo eletrostática.
Peso0,1kg
ObservaçõesDeve ser utilizado a cada 3 metros do cabo de aço
/F40/10/12: "corpo de aço carbono zincado, com sextavado externo de 1/2"" e rosca fêmea
M10 x 1,5 mm, com pintura eletrostática amarela"
/F40/12/14: "corpo de aço carbono zincado, com sextavado externo de 9/16"" e rosca fêmea
M12 x 1,75 mm, com pintura eletrostática amarela"
/F40/8/12: "corpo de aço carbono zincado, com sextavado externo de 1/2"" e rosca fêmea
M8 x 1,25 mm, com pintura eletrostática amarela"



XSUPORTE
EspecificaçõesSuporte espiral em aço carbono, diâmetro de 1/4" , pintura final em wash primer cinza comprimento
total 120 mm (80mm de corpo + 40mm de olhal)
Peso0,08kg
ObservaçõesDeve ser utilizado a cada 3 metros do cabo de aço
Opcionais/625: fundo com revestimento geomet, com rosca M6 x 25 e 1 par de porcas / arruelas de pressão
/625/L2: 110 mm de corpo, fundo com revestimento geomet, com rosca M6 x 25 e 1 par de
porcas / arruelas de pressão
/630: fundo com revestimento geomet, com rosca M6 x 30 e 1 par de porcas / arruelas de pressão
/630/L1: 55 mm de corpo de aço carbono com revestimento em geomet, com rosca M6 x 30 e 1
par de porcas / arruelas de pressão
/i: de aço inoxidável



XTRAC-518 XM
EspecificaçõesKIT DE MOLA TRACIONADORA EM AÇO INOX AISI 302 ,
com dois mosquetões de segurança 5 x 50 com trava roscada em aço galvanizado e um parafuso olhal M8 x 64 de aço carbono com geomet, com porcas e arruelas de aço inoxidável.
Peso0,25kg
ObservaçõesSubstitui o tracionador. Devem ser usados 2 kits para cada chave FA_FL-518 RT/XM ou FA_FL-518 RT/XA/XM



Sobressalentes:

X-JUT-S18
EspecificaçõesJunta de vedação de borracha nitrílica 60 shore
Peso0,03kg
Observaçõesserve para as chaves FL_-x18 a partir do lote 4135 e para todas as chaves FA-x18 a partir do lote 4868
Opcionais/T:
de borracha de silicone para alta temperatura (até 200°C)



XMIC-3SE5
EspecificaçõesMicrorruptor de ação rápida com contatos 1NA + 2NF, capacidade: 3 A / 120 Vca ; 1,5 A / 240 Vca (AC-15),
3 A / 24 Vcc, 0,55 A / 125 Vcc, 0,27 A / 250 Vcc (DC-13), terminais com parafuso para conexão elétrica máxima
de 2 x 2,5 mm²/fio e 2 x 1,5 mm²/cabo. Incluído 2 parafusos de fixação fenda/philips M4 x 12 inox.
Peso0,04kg



XPMC-LG1
EspecificaçõesPlaca de montagem de aço inox com alavanca de acionamento para um microrruptor.
Incluido placa inox para fixar o bloco de contato com 1 parafuso philips
e 2 parafusos inox sextavados M4x10 para fixação da placa na chave.
Peso0,12 kg
ObservaçoesPode ser usado nas chaves de emergência de alavanca séries 518 R, 518 RT, 518 R Ex, 518 RT Ex.



X-TMP
EspecificaçõesTampão de PVC de 3/4" GAS
Peso0,05kg
Observaçõesserve para todas as chaves com conexão elétrica 3/4"



XMOL-518 RT/XA/XM
EspecificaçõesMola tracionadora em aço inox aisi 302 para chave FL-518 RT/XA/XM
Peso
ObservaçõesSubstitui o tracionador. Devem ser usadas duas molas para cada chave FL-518 RT/XA/XM



[table “266” not found /]
XBRA-518
EspecificaçõesAlavanca de acionamento para chave de emergência
Fl-518
, composta de alavanca de aço com pino trava
de aço inoxidável e olhal de aço fundido bicromatizado para
fixação do cabo de aço, pintura final amarelo eletrostática.
Peso0,25kg
ObservaçõesPode ser usado na chave FA-518



Os Dados Desta Página Podem Ser Alterados Sem Aviso Prévio
FL-518 RT EXP/XM / FA-518 RT EXP/XM – Emergência e cabo rompido
DE-0076-AWA-R1

Fale conosco pelo WhatsApp