Elmec, Elmec Comércio e Ind?stria, Chaves Elétricas, Chave de desalinhamento, logo elmec, Elmec bh, Elmec Belo Horizonte, Cavotec, Elmec Cavotec, Logotipo Elmec
Elmec, Elmec Comércio e Ind?stria, Chaves Elétricas, Chave de desalinhamento, logo elmec, Elmec bh, Elmec Belo Horizonte, Cavotec, Elmec Cavotec, Logotipo Elmec
Elmec | Chaves Elétricas - Chave de Emergência FL-518RT FA-518RT
Aplicação: Utilizada para parada de emergência de transportadores de correia e sinalização de rompimento de cabos de aço de chaves de emergencia. Acionamento da parada de emergência através de cabo de aço e rearme manual. Detecção de cabo rompido por meio de molas localizadas nos tracionadores. Fornecida em robusta carcaça de ferro ou alumínio fundido, ideal para serviço pesado em ambientes agressivos e instalações ao tempo.

Incluído kit de instalação composto de 2 tracionadores c/molas de aço inoxidável, 2 esticadores e 4 ganchos conectores para fixação fácil e rápida do cabo de aço.
     
Especificações FL-518 RT FA-518 RT
Operação    
Alavanca de acionamento Bidirecional : sinalização de cabo rompido
ou parada de emergência
Bidirecional : sinalização de cabo rompido
ou parada de emergência
Rearme Manual Manual
Materiais    
Carcaça Ferro fundido Alumínio fundido
Grau de proteção IP-66 IP-66
Parafusos da tampa Aço inoxidável, imperdíveis Aço inoxidável, imperdíveis
Mancais e buchas Bronze Bronze
Mecanismo Aço carbono, bicromatizado Aço carbono, bicromatizado
Alavanca de rearme Aço inoxidável AISI-304 Aço inoxidável AISI-304
Pintura Poliéster, eletrostática Poliéster, eletrostática
Cor de acabamento Amarelo segurança Amarelo segurança
Placa de indentificação Aço inoxidável Aço inoxidável
Peso 6,4 kg 4,2 kg
Contatos elétricos    
Acionamento dos contatos Simultâneo / ação positiva Simultâneo / ação positiva
Quantidade / tipo 1NA+2NF / ação rápida 1NA+2NF / ação rápida
Corrente / tensãos 3 A / 120 Vca (AC-15) ; 3 A / 24 Vcc (DC-13); Vmax = 400 V 3 A / 120 Vca (AC-15) ; 3 A / 24 Vcc (DC-13); Vmax = 400 V
Conexão elétrica 1 x ¾ “ GAS 1 x ¾ “ GAS
_
Opcionais Adicionar ao código Para obter o código do produto, adicione o(s) código(s) do(s) item(s) opcional(is) sequencialmente, após o código do produto padrão.
Ex: FL-518RT/C3/P
( chave com contatos 2NA+4NF e fornecida com prensa cabos )
Contatos 2NA+4NF (6A x 220 V) /C3
Contato magnético 1NF (1A x 250 V)
imax = 1A; Vmax = 250V; Pmax = 50VA
/C4
Contato magnético 1 SPDT (1A x 250 V)
imax = 1A; Vmax = 250V; Pmax = 50VA
/C5
Com módulo GS75102101 de rede digital Dupline Safe ®
imax = 1A; Vmax = 250V; Pmax = 50VA
/CDS
Mecanismos internos em aço inoxidável AISI 304 /I
Para incluir um LED vermelho na carcaça da chave /LED
Rosca NPT /FN
Fornecer com prensa cabo /P

Atende NBR14.153, NBR14.154, NBR13.742, NBR13.759
 
 

INSTRUÇÕES GERAIS

1 - Montagem das chaves : (veja maiores detalhes em nosso manual de instalação)

• As chaves de emergência FA/FL-518 RT devem ser usadas nos lados da correia onde houver possibilidade de transito de pessoas. Devem ser colocadas de forma a permitir o livre acesso à toda a extensão do cabo de aço acionador.
• Cada chave deve estar ligada obrigatoriamente a 2 tracionadores, que ficam em lados opostos da alavanca de acionamento.
• O cabo de aço recomendado é o de 1/8" plastificado, preferencialmente na cor vermelha para facilitar sua visualização.
• Cada cabo de aço deve ter comprimento de até 70 metros. Não devem ser usados cabos menores que 5 metros. Para distâncias curtas, devem ser usadas as chaves modelo FA/FL-518 R.
• A chave deve ser montada preferencialmente em uma base usinada, podendo, alternativamente, ser utilizada uma chapa fina (1/4") como base.
• Devem ser providenciados suportes para sustentar os cabos de aço. Deve haver um suporte a 0,5 m de cada lado da alavanca (primeiro suporte) e um suporte a 0,25 m de cada um dos tracionadores (último suporte). Os suportes intermediários devem ficar espaçados de 3 a 5 metros uns dos outros.
• Os suportes devem ser colocados de forma a permitir o livre acesso à toda a extensão dos cabos. O cabo deverá correr livremente em seus suportes e estar esticado até que a alavanca de acionamento fique perpendicular à carcaça da chave.

2 - Instalação mecânica :

2.1 Fixar os tracionadores, suportes de cabos e as chaves de emergência na estrutura do transportador conforme fig. 1.
2.2 Abrir os esticadores (fig. 2), girando o corpo central e mantendo fixos os olhais. Esta abertura permitirá o ajuste fino de tensão no cabo.
2.3 Cortar o cabo de aço na medida desejada e prendê-lo nos ganchos e no esticador, inserindo-o no orifício e apertando firmemente seu parafuso. Engatar os ganchos no olhal da chave e do tracionador conforme mostrado na fig.3. 2.4 O ajuste da tensão do tracionador deve ser feito da seguinte forma : Para ajustar o tracionador da esquerda, mova manualmente a alavanca até travar conforme mostrado na fig.5A. Com a chave nesta posição deve-se girar esticar o corpo do tracionador esticando o cabo de aço até que a segunda marca ( fig. 4 ) fique visível. Se nescessanecessário, corte um pedaço do cabo de aço e insira-o novamente no gancho, apertando seu parafuso firmemente.
2.5 Pressione a alavanca de rearme para cima e coloque a alavanca de acionamento na posição da fig. 5 B. Repetir o processo 2.4 para ajustar a tensão do cabo de aço no outro tracionador.
2.6 Destravar a chave. Neste momento, a alavanca de acionamento deve ficar aproximadamente na posição vertical (como no diagrama da fig. 1) . Para fazer o ajuste fino de posição da alavanca de acionamento, gire o corpo de um dos esticadores até que a alavanca fique na posição vertical. Se necessário, ajuste o outro esticador. Neste momento, os eixos dos tracionadores estão em uma posição tal que a 1a marca estará visível e próxima ao corpo do tracionador (<10 mm).
2.7 Aperte as contra-porcas dos esticadores. A instalação mecânica está completa.

3 - Conexões elétricas :

• As tubulações devem ser montadas de modo a não introduzir tensões na carcaça. Preferencialmente devem ser usadas ligações flexíveis. Em atmosferas muito poluídas, é aconselhável o uso de um selo junto à chave.
• Os condutores devem ter uma seção de cobre máxima de 2x1,5 mm² (cabo com terminal).
• A chave deve operar no circuito de controle do transportador. Não deve ligar o motor do equipamento, apenas liberar sua ligação.

4 - Operação :

• Quando se detectar uma situação de emergência, o operador no local deverá puxar o cabo em qualquer direção.
• A alavanca de acionamento da chave de emergência será deslocada, girando 25º e travando nessa posição.
• Uma vez eliminada a situação de emergência, o operador deve se dirigir à chave que comandou a parada de emergência e precionar a alavanca de rearme para cima ate liberar a trava.
• Na ocorrência de ruptura ou afrouxamento do cabo de aço, os tracionadores automaticamente puxarão o cabo no sentido oposto do local onde ocorreu o afrouxamento ou ruptura, sinalizando emergência e forçando a parada do equipamento. Será necessário que seja feita a recolocação do cabo de aço, conforme descrito no item 2.

5 - Manutenção :

• As chaves são lubrificadas com graxa tipo bissulfito de molibdênio e estão em condições de operar em regime normal por vários anos. Ocasionalmente deverão ser levadas à oficina para limpeza e lubrificação.
• As peças sobressalentes são fornecidas pela ELMEC. Para fazer a substituição, recomenda-se que a chave seja levada a uma oficina apropriada.
• Opcionalmente, a chave pode ser enviada à ELMEC para manutenção.


Fig 1 - Montagem das chaves


Fig 2 - Abrir esticador


Fig 3 - Laçada do cabo de aço


 

Fig 5 - Ajuste do ponto de operação


Fig 4 - Marcas nos tracionadores


Dimensões


Tracionador

 

Os dados deste catálogo técnico podem ser alterados sem aviso prévio
FL-518 RT / FA-518 RT – Emergência e cabo rompido
Rev A6 (Julho/2017)
Elmec Comércio e Indústria Ltda. Telefone: +55 (31) 3421-4899 FAX: +55 (31) 3442-5053 Celular: +55 (31) 99954-0481
Avenida Perimetral, 2717 - Distrito Industrial Vale do Jatobá - CEP: 30.670-845 - Belo Horizonte/Minas Gerais - Brasil (Clique aqui para ver o mapa)