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Elmec | Chaves Elétricas - Chave de Emergência FL-518 RT/XA FA-518 RT/XA



Aplicação: Utilizada para parada de emergência de transportadores de correia e sinalização de rompimento de cabos de aço de chaves de emergência. Acionamento da parada de emergência através de cabo de aço e rearme manual. Detecção de cabo rompido por meio de molas tracionadoras.
Fornecida em robusta carcaça de ferro ou alumínio fundido, ideal para serviço pesado em ambientes agressivos e instalações ao tempo.
Incluído kit de instalação composto de 2 kits com mola tracionadora com cabo limitador, 2 clipes, 1 sapatilha,1 parafuso olhal M8 com porcas e arruelas de pressão de aço inox (XTRAC-518XM), mais um Kit XCAE-500XM com 2 tracionadores, 6 sapatilhas e 16 clipes.
     
Especificações FL-518 RT/XA/XM FA-518 RT/XA/XM
Operação    
Alavanca de acionamento Bidirecional : sinalização de cabo rompido
ou parada de emergência
Bidirecional : sinalização de cabo rompido
ou parada de emergência
Rearme Manual Manual
Materiais    
Carcaça Ferro fundido Alumínio fundido
Grau de proteção IP-66 IP-66
Parafusos da tampa Aço inoxidável, imperdíveis Aço inoxidável, imperdíveis
Mancais e buchas Bronze Bronze
Mecanismos Aço inoxidável Aço inoxidável
Alavanca de Rearme Aço inoxidável AISI-304 Aço inoxidável AISI-304
Pintura Poliéster, eletrostática Poliéster, eletrostática
Cor de acabamento Amarelo segurança Amarelo segurança
Placa de indentificação Aço inoxidável Aço inoxidável
Peso 6,4 kg 4,2 kg
Contatos elétricos    
Acionamento dos contatos Simultâneo / ação positiva Simultâneo / ação positiva
Quantidade / tipo 1NA+2NF / ação rápida 1NA+2NF / ação rápida
Corrente / tensãos 3 A / 120 Vca (AC-15) ; 3 A / 24 Vcc (DC-13); Vmax = 400 V 3 A / 120 Vca (AC-15) ; 3 A / 24 Vcc (DC-13); Vmax = 400 V
Conexão elétrica 1 x ¾ “ GAS 1 x ¾ “ GAS
_
Opcionais Adicionar ao código Para obter o código do produto, adicione o(s) código(s)do(s) item(s) opcional(is) sequencialmente, após o código do produto padrão.
Ex: FL-518 RT/XA/XM/C3/P
( chave com contatos 2NA+4NF e fornecida com prensa cabos )
Contatos 2NA+4NF (6A x 220 V) /C3
Contato magnético 1NF (1A x 250 V)
imax = 1A; Vmax = 250V; Pmax = 50VA
/C4
Contato magnético 1 SPDT (1A x 250 V)
imax = 1A; Vmax = 250V; Pmax = 50VA
/C5
Com módulo GS75102101 de rede digital Dupline Safe ®
imax = 1A; Vmax = 250V; Pmax = 50VA
/CDS
Mecanismos internos em aço inoxidável AISI 304 /I
Para incluir um LED vermelho na carcaça da chave /LED
Rosca NPT /FN
Fornecer com prensa cabo /P

Atende NBR14.153, NBR14.154, NBR13.742, NBR13.759
 
 

INSTRUÇÕES GERAIS

1 - Montagem das chaves : (veja maiores detalhes em nosso manual de instalação)

• As chaves de emergência FA/FL-518 RT/XA/XM devem ser usadas nos lados da correia onde houver possibilidade de trânsito de pessoas. Devem ser colocadas de forma a permitir o livre acesso à toda a extensão do cabo de aço acionador.
• Cada chave deve estar ligada obrigatoriamente a 2 tracionadores, que ficam em lados opostos da alavanca.
• O cabo de aço recomendado é o de 1/8" plastificado, preferencialmente na cor vermelha para facilitar sua visualização.
• Cada cabo de aço deve ter comprimento de até 70 metros. Não devem ser usados cabos menores que 5 metros. Para distâncias curtas, devem ser usadas as chaves modelo FA/FL-518 RT/XA/XM.
• A chave deve ser montada preferencialmente em uma base usinada, podendo, alternativamente, ser utilizada uma chapa fina (1/4") como base.
• Devem ser providenciados suportes para sustentar os cabos de aço. Deve haver um suporte a 0,5 m de cada lado da alavanca (primeiro suporte) e um suporte a 0,25 m de cada um dos tracionadores (último suporte). Os suportes intermediários devem ficar espaçados de 3 a 5 metros uns dos outros.
• Os suportes devem ser colocados de forma a permitir o livre acesso à toda a extensão dos cabos. O cabo deverá correr livremente em seus suportes e estar esticado até que a alavanca de acionamento fique perpendicular à carcaça da chave.

2 - Preparação para uso :

2.1 Fixar os parafusos olhais (fig. 3), suportes de cabos e as chaves de emergência.
IMPORTANTE: Observar que o cabo limitador da mola tracionadora deve passar por dentro do parafuso olhal e por dentro da sapatilha (fig. 3).
2.2 Abrir os esticadores (fig. 2), girando o corpo central e mantendo fixas as alças. Esta abertura permitirá o ajuste fino de tensão no cabo.
2.3 Passar o cabo de aço pelas sapatilhas da alça da alavanca da chave, olhais do esticador e sapatilha da alça das molas tracionadoras (nesta ordem), sempre prendendo o cabo com uma laçada fechada com 2 clipes conforme fig. 4, com o primeiro clipe bem junto à sapatilha. Deixar frouxos os clipes que ficam junto às sapatilhas das molas tracionadoras para facilitar o ajuste da tensão das molas (item 2.4) Todos os outros clipes devem ficar bem apertados.
2.4 O ajuste da tensão das molas tracionadoras deve ser feito da seguinte forma : Para ajustar a mola da esquerda, mova manualmente a alavanca até travar, conforme mostrado na fig.5A. Com a chave na posição acionada, deve-se esticar o cabo de aço na alça da mola tracionadora até que o comprimento do corpo da mola fique em 190mm (+ -10 mm). Aperte firmemente os parafusos dos Clipes (que ficaram frouxos - item 2.3 ) procurando manter o esticamento da mola.
2.5 Destravar a chave de emergência (puxar a alavanca de rearme) e colocar a alavanca na posição da fig. 5 B. Repetir o processo 2.4 para ajustar a tensão do cabo de aço na outra mola.
2.6 Destravar a chave. Neste momento, a alavanca deve ficar aproximadamente na posição vertical (como no diagrama da fig. 1). Para fazer o ajuste fino de posição da alavanca, feche um dos esticadores, girando o seu corpo no sentido inverso ao indicado na fig.2 até que a alavanca da chave fique na posição vertical. Se necessário, ajuste o outro esticador. Neste momento, as molas tracionadoras devem estar pré tensionadas, seu corpo com 160 mm (fig. 4).
2.7 Aperte as contra-porcas dos esticadores. A instalação mecânica está completa.

3 - Conexões elétricas :

• As tubulações devem ser montadas de modo a não introduzir tensões na carcaças. Preferencialmente devem ser usadas ligações flexíveis. Em atmosferas muito poluídas, é aconselhável o uso de um selo junto à chave.
• Os condutores devem ter uma seção de 2x1,5 mm² (cabo com terminal).
• A chave deve operar no circuito de controle do transportador. Não deve ligar o motor do equipamento, apenas liberar sua ligação.

4 - Operação :

• Quando se detectar uma situação de emergência, o operador no local deverá puxar o cabo em qualquer direção.
• A alavanca da chave de emergência será deslocada, girando 25º e travando nessa posição.
• Uma vez eliminada a situação de emergência, o operador deve se dirigir à chave que comandou a parada de emergência e puxar a alavanca de rearme para liberar a alavanca (para facilitar o destravamento, alivie a força exercida pelo cabo deslocando levemente a alavanca).
• Na ocorrência de ruptura ou afrouxamento do cabo de aço, os tracionadores automaticamente puxarão o cabo no sentido oposto do local onde ocorreu o afrouxamento ou ruptura, sinalizando emergência e forçando a parada do equipamento. Será necessário que seja feita a recolocação do cabo de aço.

5 - Manutenção :

• As chaves são lubrificadas com graxa tipo bissulfito de molibdênio e estão em condições de operar em regime normal por vários anos. Ocasionalmente deverão ser levadas à oficina para limpeza e lubrificação.
• As peças sobressalentes são fornecidas pela ELMEC. Para fazer a substituição, recomenda-se que a chave seja levada a uma oficina apropriada.
• Opcionalmente, a chave pode ser enviada à ELMEC para manutenção.


Fig 1 - Montagem das chaves


Fig 2 - Abrir esticador


Fig 3 - Mola tracionadora com limitador


 

Fig 5 - Ajuste do ponto de operação.


Fig 4 - Mola tracionadora pré tensionada, com cabo limitador

Os dados deste catálogo técnico podem ser alterados sem aviso prévio
FL-518 RT/XA/XM / FA-518 RT/XA/XM – Emergência e cabo rompido
Rev A2 (Dezembro/2017)
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