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Elmec | Chaves Elétricas - Chave de Emergência à prova de explosão FL-512 EXP
Aplicação: Utilizada para paradas de emergência em correias transportadoras.
Acionamento através de cabo de aço e rearme manual.
Fornecida em robusta carcaça de ferro fundido nodular, ideal para serviço pesado em ambientes classificados à prova de explosão, Divisão 1, Classe 1, Grupo IIA T6
Produto com fabricação temporariamente suspensa
Especificações FL-512EXP
Operação  
Bandeiras de sinalização Nas duas direções
Rearme Manual
Materiais  
Carcaça Ferro fundido nodular
Grau de proteção À prova de explosão, Divisão 1, Classe 1, Grupo IIA T6
Classe de isolação 500 V
Parafusos da tampa Tipo allen M8
Mancais e buchas Bronze
Eixo Aço inoxidável
Molas Aço inoxidável
Pintura Poliéster, eletrostática
Cor de acabamento Amarelo segurança
Placa de indentificação Aço inoxidável
Peso 6,9kg
Contatos elétricos  
Acionamento dos contatos Simultâneo / ação positiva
Quantidade / tipo 1NA+2NF / microrruptor de ação rápida, por bandeira
Corrente / tensão 6 A / 230 Vca (AC-11) ; 3 A / 24 Vcc (DC-13
Conexão elétrica 1 x ½ “ rosca NPT
_
Opcionais Adicionar ao código Para obter o código do produto, adicione o(s) código(s) do(s) item(s) opcional(is) sequencialmente, após o código do produto padrão.
Ex: FL-512EXP/C4
( chave com contato 1NF por bandeira ) 
 
Contato magnético 1 NF por bandeira
imax = 1A; Vmax = 250V; Pmax = 50VA
/C4
Contato magnético 1 SPDT por bandeira
imax = 1A; Vmax = 250V; Pmax = 50VA
/C5
Bandeiras em aço inox AISI 304 /i
Chave simples com bandeira à esquerda /1E
Chave simples com bandeira à direita /1D
Pintura sintética em qualquer cor (especificar)
   
Atende NBR14.153, NBR14.154, NBR13.742, NBR13.862 Atende NBR13.759 se usada com FL-512 RR

INSTRUÇÕES GERAIS

1 - Classificação do invólucro à prova de explosão :

• Conforme normas EB-158 e EB-239 / ABNT esta chave atende à seguinte categoria:
• Divisão I : Ambientes com gases e vapores inflamáveis ou explosivos em condições normais de operação
• Classe I : Ambientes com gases e vapores inflamáveis ou explosivos
• Grupo IIA : Metano industrial (com pelo menos 10% de hidrogênio v/v; gás de alto forno, Monóxido de carbono, Propano, butano, Pentano hexano, heptano, isso-octano, Decano, Benzeno, ciclohexano, Amoníaco, acetona, Metiletilacetona, acetatos (etila, metila, n-propila, n-butila, amila), Alcoois (metílico, etílico, butílico, isobutílico, amílico), Nitrito de etila, cloroetileno.
• T6 :Temperatura máxima de operação : 85° C

2 - Montagem das chaves :

• Durante a instalação desta chave, deve-se tomar especial cuidado com as superfícies retificadas entre a carcaça e a tampa. Não se deve riscar, amassar ou danificar de qualquer forma estas superfícies. Antes de parafusar a tampa, deve-se estar certo de que não há detrito de espécie alguma nas áreas de contato. A proteção à prova de explosão desta chave depende destes cuidados.
• As chaves de emergência FL-512 EXP podem ser usadas em um ou nos dois lados da correia. Devem ser colocadas de forma a permitir o livre acesso à toda a extensão do cabo de aço acionador. O cabo deverá correr livremente em seus suportes e estar esticado, sem entretanto forçar a mola da chave.
• O cabo de aço recomendado é o de 1/8" plastificado, preferencialmente na cor vermelha para facilitar sua localização.
• Devem existir suportes para o cabo de aço a cada 3 metros.
• A chave deve ser montada preferencialmente em uma base usinada, podendo, alternativamente, ser utilizada uma chapa fina (1/4") como base.
• As chaves devem ser espaçadas de cerca de 25 m. Condições especiais como transportador muito inclinado, altas velocidades, material perigoso, carregamento irregular, etc., podem indicar o uso de mais chaves.


3 - Conexões elétricas :

• As tubulações devem ser montadas de modo a não introduzir tensões na carcaças. Preferencialmente devem ser usadas ligações flexíveis. Em atmosferas muito poluídas, é aconselhável o uso de um selo junto à chave.
• Os condutores devem ter uma seção de cobre máxima de 2x1,5 mm² (cabo com terminal).
• A chave deve operar no circuito de controle do transportador. Não deve ligar/desligar diretamente o motor do equipamento.


4 - Operação :

• Na ocorrência de emergência, o operador presente no local deve puxar em qualquer direção o cabo de aço. O eixo da chave será deslocado e girará 90°; travando nessa posição.
• Para voltar a chave à posição normal, manualmente, gire suavemente a bandeira para a posição de espera. Ela recolherá o eixo e travará nesta posição. Não force o giro da bandeira. Não use ferramentas para girá-la. Se a bandeira for forçada contra a trava ou contra os batentes, poderá ter sua estria danificada.

5 - Manutenção :

• As chaves são lubrificadas com graxa tipo bissulfito de molibdênio e estão em condições de operar em regime normal por vários anos. Ocasionalmente deverão ser levadas à oficina para limpeza e lubrificação.
• As peças sobressalentes são fornecidas pela ELMEC. Para fazer a substituição, recomenda-se que a chave seja levada a uma oficina apropriada.
• Opcionalmente, a chave pode ser enviada à ELMEC para manutenção.


Dimensões:




Fig 1




Fig 2



Fig 3
Diagrama Elétrico
1NA+2NF por bandeira
1NF magnético por bandeira
1 SPDT magnético por bandeira
Os dados deste catálogo técnico podem ser alterados sem aviso prévio
FL-512 EXP – Chave de emergência
Rev 6 (junho/2010)
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